PROJETO DAS PILHAS CASEIRAS




        Projeto da pilha caseira
                                               Secretaria de Educação do estado da Bahia           
                                             Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire                     
                                                                     Dias D´Ávila- BA
                                                      Email: CEPESF3B2018@GMAIL.COM
                                                    Professor: Samuel Nunes De Santana
                                                         
                                                            Larissa Guimarães

                                                                       Mainá Aires

                                                           Michele Cerqueira

                                                                   Tainan Santos

                                                                  Thayna Santos

                                                                Viviane Do Vale

                                                             Weslley Marques


RESUMO: O relatório tem o intuito de fazer com que o leitor por sua vez consiga construir sua própria pilha caseira, tenha mais ou menos uma base de como funciona, e conheça um pouco da historia das pilhas e a utilidades dela.
                                  
PALAVRAS CHAVES: Pilha, Elétrons, Zinco.

INTRODUÇÃO: Por meio de reações químicas de energia, dar-se origem á pilha caseira, que acarreta um vasto processo de transformações, sendo assim, dentro desta pilha pode se ter reações de oxirredução, que é o processo responsável pelo entendimento da transferência de elétrons. Esta pilha tem como objetivo gerar energia aproveitável com materiais cabíveis em nosso cotidiano. é um projeto experimental caracterizada por um processo de transformações de energia química em energia elétrica. O objetivo da pilha caseira é gerar energia com materiais diferentes. 

          Em 1745 - 1827 A lessandro voltar fez vários experimentos e notou que quando a placa e o fio eram constituídos do mesmo metal, as convulsões não pareciam mostrando que não havia fluxo de eletricidade. Então ele obteve um conceito correto de que a eletricidade não se originava dos músculos da rã mas sim dos metais e que os tecidos do animal é que conduziam a eletricidade.
     Ele passou a entender também que dependendo dos metais que ele utilizava o fluxo da corrente poderia ser maior ou menor. Desse modo podemos admitir que a ideia do que é uma  uma pilha já estava sendo entendida e explicada por voltar.
      Em 1800 Voltar criou a primeira pilha elétrica que passou a ser chamado de pilha de voltar, pilha galvânica ou pilha voltica e ainda  “rosário”. Ele colocou um disco feltro envolvido em solução de ácido sulfúrico e por ultimo um disco de zinco e assim sucessivamente empilhando essas series ate forma uma grande coluna.
      O cobre , o ferro e o zinco tinham um furo no meio e eram enfiados numa haste horizontal sendo assim conectados por um fio condutor. Outro experimento de voltar em relação as pilhas  foi a coroa de copos, em que ele colocava duas placas de metais diferentes interligadas por um fio condutor, mas separadas  por soluções elétricas.
      Hoje sabemos o que ocorre numa pilha criada por volta, é a eletricidade tem seu fluxo do pólo negativo, denominado ânodo, que se oxida perdendo elétrons para o pólo positivo chamado de cátodo, que reduz, ganhando elétrons.
       Essas pilhas feitas em solução aquosa não são muito usadas hoje em dia. Mas elas foram o principio que devolveu as modernas pilhas, que conhecemos hoje como pilhas secas e que são bem mais praticas para usar e transporta, além de fornecer uma corrente elétrica satisfatória por muito mais tempo.



PROCEDIMENTO EXPERIMENTAIS DAS PILHAS:

 PILHA DE ÁGUA SANITARIA






 MATERIAIS: Água sanitária, Papel alumínio, Fio de cobre, Fita e Dois tubetes.
      Para montar cortamos uma tira de papel alumínio e colocamos em um lado de um tubete, em seguida pegamos um pedaço de fio de cobre e prendemos em cima do papel alumínio, depois pegamos outro pedaço de fio de cobre e prendemos do outro lado do tubete na parte sem papel alumínio do tubete. Assim ficando pronta a primeira pilha, para a segunda pilha repetimos o mesmo processo da primeira pilha.
     Em seguida vamos ligar em serie as duas pilhas e para fazer isso vamos pegar o fio que esta colocado em cima do papel alumínio da primeira pilha e ligar ele com o outro pedaço de fio de cobre que esta colado no lado sem papel alumínio da segunda pilha, e para finalizar pegamos um pouco de água sanitária e colocamos dentro do tubete passando um pouquinho a mais a altura que os fios estão.


PILHA DE ÁGUA E SAL
MATERIAIS: Água, Sal, Fios de cobre, Papel alumínio e dois tubetes.
     Para montar enchemos os dois tubetes de água adicionamos uma colher de sopa de sal e misturamos.
     Colocamos as duas tiras de metal no tubete tocando a água e estendendo-se para além da borda do recipiente.

PILHA DE FORMA DE GELO
MATERIAIS: Forma de gelo, Parafuso, Fios de cobre, Sal e Água.
   Para montar a pilha de forminha de gelo pegamos alguns parafusos (nesse caso a forminha tem 12 cubos) e o fio de cobre, enrolamos  o cobre de um lado do parafuso mantendo um lado e o outro  a cabeça do parafuso, depois abastecemos a forminha com água não deixando a água passar para o outro cubo, depois é só botar uma colher de sal em cada cubo da plaquinha.
    Logo após é só organizar os parafusos em cada cubo não deixando que o parafuso de um conjunto encoste no outro conjunto. Desse modo temos um parafuso e um core em cada cubo da plaquinha.
   




UNIDADES DE MEDIDA

   Volt (Símbolo: V), É a unidade de medida de tensão elétrica ele é o potencial de transmissão de energia, em joules, por carga elétrica, em coulombs, entre dois pontos distintos no espaço. Dizer que a tensão existente entre dois pontos corresponde a um volt, é o mesmo que dizer que cada carga de um coulomb que se movimenta entre tais pontos, transmite um joul de energia.
   O  nome volt é uma homenagem a Alessandro volta, que desenvolveu a pilha voltaic, percursora da bateria elétrica.
   Utiliza-se  a seguinte formula para calcular tensão: U = E . Q-1
Outra relação importante é a que relaciona a potência com a tensão elétrica e a corrente elétrica
U = V . i
  Assim, temos que 1 watt corresponde ao produto de 1 volt por 1 ampére.
    O ampére ou ampere (símbolo: A)  é a unidade de medida da corrente elétrica no sistema internacional de unidades. O nome é uma homenagem ao físico francês André Marie Amperé. Um ampere equivale a um coulomb por segundo
1 A= 1 C
             S

    O ômio, ómio ou ohm, cujo símbolo (ômega) e respectivos plurais são ômios, ómios e oms, é a unidade de medida da resistência elétrica, produzida pelo sistema internacional de unidades. Corresponde á relação entre  tensão (medida em volts) e uma corrente (medida em amperes) sobre um elemento, seja ele um condutor ou isolante. Exemplificando: um condutor que tenha uma resistência elétrica de 1 ohm, causará uma queda de 1 volt (ou vóltio) a cada 1 ampere de corrente que passa por ele.
     É simbolizado pela letra grega ômega maiúsculo e seus múltiplos mais usados são o quilo-ômio equivalente a mil ômios e o megaómio equivalente a um milhão de ômios.
     O nome desta unidade é uma homenagem a Georg Simon ohm, que descobriu relações matemáticas extremamente simples envolvendo as dimensões dos condutores e as grandezas elétricas, definindo o conceito de resistência elétrica e formulando o que passou a ser chamado de lei de ohm.

COMO USAR O MULTIMETRO:
Aqui vamos explicar como funciona um multímetro .O modelo que estamos usando é um multímetro básico, de baixo custo e que permite medir:
  - Tensão Elétrica;
 - Resistência elétrica;

 - Corrente Elétrica (ampéres) em corrente contínua.
 
Este multímetro é o TRDT830B
Ele tem 3 partes:
  - Display (Visor)
 - Chave Seletora
 - Bornes onde são conectadas as ponteiras.
O display é onde são mostrados os resultados das medidas.

A chave seletora serve para selecionar a função que se quer utilizar. 




       Deve-se selecionar a escala imediatamente superior ao valor esperado da grandeza que se quer medir.

Por exemplo, se você quer medir a tensão numa tomada, e espera que o valor esteja em torno de 220 volts, deverá selecionar a escala imediatamente superior a esse valor, ou seja, 750 volts (tensão alternada)
    O multímetro vem acompanhado por duas pontas de prova ou ponteiras sendo uma na cor vermelha, normalmente usada na polaridade positiva e outra na cor preta, normalmente usada na polaridade negativa.
O multímetro possui 3 bornes de conexão para as ponteiras, que devem ser utilizados conforme a grandeza que se deseja medir.






         A ponta de prova preta deve ser ligada sempre ao borne COM (Terra/Negativo) e a ponta de prova vermelha deve ser ligada ao borne do meio..
         A ponta de prova vermelha deve ser ligada sempre ao borne do meio, exceto quando se deseja medir corrente contínua acima de 200 mili-ampéres.
        Quando se deseja medir corrente contínua acima de 200 mili-ampéres, deve-se  conectar a ponta de prova vermelha no borne de cima.
       Depois de conectar as pontas de prova aos bornes adequados é necessário colocar a chave seletora na posição adequada.
  Como medir a tensão elétrica numa tomada de 127V?
  - Ponteira vermelha no borne do meio
 - Ponteira preta no borne COM
 - Colocar a chave seletora na posição 750 volts tensão alternada
Se a tomada é de 127 volts pode-se usar também a escala de 200 V.
Se você não tem certeza qual é a tensão da tomada, usar a escala de maior valor, ou seja, 750 volts.
Se você não tem certeza qual é a tensão da pilha, usar a escala de 20V. Se você sabe que a tensão da pilha é 1,5 volts, pode usar a escala de 20V ou de 2000m ( 2 volts ou 2000 milivolts )
   
Como medir a tensão elétrica numa bateria de 9V?
- Ponteira vermelha no borne do meio
- Ponteira preta no borne COM
 - Chave seletora na posição 20 volts Tensão Contínua

Como medir uma resistência elétrica, por exemplo, 33 ohms?
  - Ponteira vermelha no borne do meio
 - Ponteira preta no borne COM
 - Chave seletora na posição 200 Ohms – Resistência
Caso você não saiba o valor da resistência, colocar a chave seletora na escala de maior valor 2000K ( 2 mega-ohms ). Vá deslocando a chave seletora para escalas de menor valor, até obter a leitura com maior numero de dígitos possível antes do ponto decimal.

Como saber se um fio está interrompido?
  - Ponteira vermelha no borne do meio
 - Ponteira preta no borne COM
 - Chave seletora na posição - Continuidade
 A resistência de um fio elétrico é bastante baixa. Se o fio não está interrompido, deve-se obter um valor de resistência bem baixo, da ordem de alguns ohms.
Caso o fio esteja interrompido, a resistência elétrica é muito alta da ordem de alguns mega-ohms.
Se o fio estiver interrompido valor obtido no multímetro será 1 no primeiro digito da esquerda e os demais dígitos apagados.
Esse valor aparece no display sempre que o valor medido é superior ao limite máximo permitido pela escala.
Se o fio não está interrompido, obtêm-se valor próximo de zero no display.

Como saber se um fusível está interrompido?
  - Ponteira vermelha no borne do meio
  - Ponteira preta no borne COM
  - Chave seletora na posição – Continuidade
Se o fusível não está interrompido, obtêm-se valor próximo de zero no display.

CALCULOS QUE OCORRERAM NO DESENVOLVIMENTO:
E=U+r.i
E=6,70 + 0,70,13
0,70 x 0,13 ÷ 1000= 0,00001

0,00001+ 6,70 = 6,700091 


CONCLUSÃO:  Nos experimentos que fizemos obtemos resultados diferentes, de acordo com cada pilha um resultado foi obtido. Na pilha de água e sal não adquirimos resultados desejados o que não foi o caso das demais.
        A pilha de água sanitária conseguimos detectar a partir de um multímetro 1,41 volts, descobrimos com base nas pesquisas que isso ocorre por causa da oxirredução (perca de elétrons).
        O cobre por ter menor potencial de reação ele é pólo negativo e o alumínio potencial é pólo positivo, assim ocorre a passagem de energia na pilha.
        No experimento da cuba de gelo obtivemos o resultado positivo de 4,03 volts, esse resultado não se da por conta da água ou do sal, isso ocorre por  meio dos elétrons doados a água pelos parafusos cauvonizados, que tem uma capa de zinco protegendo o ferro não permitindo o enferrujamento dos mesmos. Sendo desta maneira, o zinco doador de elétrons.


REFERÊNCIAS:







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