História da Pilha
Introdução                        
As pilhas elétricas sempre estão presentes no nosso dia a dia, seja nos controles remotos, máquinas fotográficas, rádios ou brinquedos. Por meio de reações de óxido-redução, estes dispositivos são capazes de transformar energia química em energia elétrica.
A história da pilha se inicia em 1600, quando o físico alemão Otto von Guericke idealiza a primeira máquina capaz de produzir eletricidade. Tratava-se de um globo de enxofre que gerava centelhas quando girado e friccionado.
No século XVIII, o médico e investigador italiano Luigi Galvani descobriu que a eletricidade poderia ser armazenada nos músculos, e que os nervos eram capazes de transferir essa energia. A eletricidade que Galvani se referia é originária das reações químicas no corpo humano. Sua descoberta foi de suma importância, pois foi a partir daí que os estudiosos começaram a investigar o uso da química na geração da energia elétrica.
Um desses estudiosos foi o físico italiano Alessandro Volta, considerado o criador das pilhas elétricas. Após vários estudos, Volta percebeu que os melhores componentes químicos para a produção de eletricidade eram o zinco e a prata. Por volta de 1800, o mesmo elaborou um dispositivo formado por várias camadas destes dois metais, separadas por um disco de material poroso embebido em uma solução de sal.
Em 1800, Volta criou a primeira pilha elétrica que passou a ser chamada de pilha de Voltapilha Galvânica ou pilha voltaica e, ainda, “rosário”

                           

Materiais usados para fazer a primeira pilha elétrica: Primeira pilha elétrica, era formada por discos de zinco e de prata intercalados e conectados por um fio condutor, além de um disco umedecido em salmoura.


Materiais usados para fazer as pilhas de hoje em dia:
·          Pilha comum (pilha de Leclanché): Ânodo: formado por uma placa de zinco metálico;
·         Cátodo: formado por uma pasta com dióxido de manganês (MnO2), cloreto de amônio (NH4Cl), água e am
·          Pilha alcalina: Ânodo: geralmente formado por uma placa de zinco, cádmio e outros metais;
·         Cátodo: formado também por uma mistura pastosa com óxidos de alguns metais, mas com a presença de cloreto de potássio (Kcl) em vez do cloreto de amô
·          Pilha de lítio e iodo: Ânodo: formado por uma placa de lítio;
·         Cátodo: formado por um complexo de iodo.
·         Pilha de mercúrio e zinco: Ânodo: formado por uma placa de zinco;
·         Cátodo: formado por uma pasta com óxido de mercúrio (HgO).
Antes.                                                                Depois .


Procedimentos :

• Experimento de água e água sanitária:        

Nesse experimento foram usados: 2 copos de mesmo tamanho(200ml)cada, 2 fios de cobre, 2 tiras de papel alumínio, água, água sanitária e fita adesiva (Durex).obs: no lugar do copo você pode usar o Tubete.

• Modo de Preparo

Pegue os fios de cobre e os juntem um ao outro, e em cada copo coloque  uma das pontas, pegue as tiras de papel alumínio e coloque cada uma num copo bem fixada, depois de ter feito isso coloque água no copo, 2/3 de água já è o suficiente e depois coloque a água sanitária para completar o experimento( na mesma quantidade 2/3 ), e com o durex deixe bem fixadas os fios de cobre e o papel alumínio.Depois com um multímetro você ira medir a energia elétrica que o experimento esta a gerar.

No nosso experimento que fizemos utilizamos os mesmos materiais citados acima menos o copo, optamos pelo o uso do tubete  mas as medidas são as mesmas e o modo de preparo também, fixamos o papel alumínio dentro do tubete, deixando bem colado no recipiente usado, juntamos o fio de cobre nos 2 tubetes criando um pólo positivo e um pòlo negativo, com o multímetro medimos o experimento para ver os resultados das medidas elétricas que variavam entre 1.75 e 1.80.

• Experimento de água e sal

Nesse experimento foram usados os seguintes materiais: uma cuba de gelo,  11 parafusos, fios de cobre, água e  sal.

• Modo de Preparo

Pegue os fios de cobre e os enrole bem firme nos parafusos mas sempre deixando uma ponta grande de cobre, coloque os parafusos em cada recipiente da cuba de gelo, 1 parafuso em cada recipiente e a ponta do cobre você devera por em cada lugar que tiver o parafuso coloque a ponta do cobre  na horizontal ou na diagonal para que possa passar a energia, feito isso coloque água em todos os lugares da cuba e depois coloque uma colher  de sopa de sal e misture bem com a água pois isso facilita na geração de energia.


Nosso experimento utilizamos todos esses materiais, enrolamos os fios de cobre nos parafusos  e colocamos na cuba com a água e depois colocamos 1 colher  de sopa de sal em cada lugar da cuba e misturamos bem ate dissolver bem, depois fizemos testes com uma led que acendeu na mesma hora que foi introduzida, depois tentamos acender  2 leds ao mesmo tempo e o resultado foi um pouco diferente as 2 leds acenderam só que 1 das leds estava mais fraca que a outra ou seja a energia que foi gerada n foi o suficiente para manter as 2 leds com a mesma intensidade de sua luz( uma ficou forte e a outra um pouco mais fraca).A corrente elétrica  que foi gerada era de -0.71,  e a tensão eletrica que foi gerada foi de 4.1.

• Entendimentos dos experimentos

Eu compreendi um pouco de como podemos usar esses tipos de energia, fazendo esses experimentos eu pude ver a energia que foi gerada por esses componentes que são encontrados no nosso dia a dia, também entendi muito sobre corrente e tensão elétrica e além disso aprendemos como usar o multímetro, aparelho usado para medir grandezas de componentes eletrônicos ou mesmo da rede elétrica, basicamente usado na medição da tensão contínua, tensão alternada, resistência elétrica e corrente contínua. Aprendemos como fazer a medição dessas grandezas elétricas tipo:  Para medir a tensão continua tivemos que colocar numa escala acima da tensão esperada na medição ex: Para medir o nivel de carga de uma pilha onde se esperava-se 1,5v tivemos que selecionar a escala de 20v, na medição  da tensão alternada realiza-se na mesma prática ex: Para medir uma tomada na qual não se sabe a tensão, deve-se  escolher a escala  de 600v para se certificar de não queimar o aparelho, e caso o mostrador meça uma tensão abaixo de 200v, reduza a escala para aumentar a precisão da medição.

• Referência

https://m.brasilescola.uol.com.br

www.históriadetudo.com

https://manualdaquimica.uol.com.br/fisico-quimica/pilhas.htm


•Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire

Prof: Samuel nunes

Alunos : jefferson Mota, Aline Mariana, Jonas Pinto, Thierry Paixão, Tainá de Oliveira, Josiel Francisco


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