História da fotografia 


Adriele Carneiro
Maria Fernanda da Silva 
 Tainan Santos 
Viviane do vale


As leis da física
 Ao decorrer da evolução humana o homem foi descobrindo e inventando coisas, para suprir suas necessidades buscavam novos conhecimentos e criavam tecnologia.
  Com a fotografia não foi diferente, a  curiosidade motivou esse grande nascimento, em processos com etapas que envolveram estudo, observação e muita experimentação, para entender como foi construído o conhecimento necessário para a descoberta da fotografia, irá ao passado, diretamente para o Século  V .a.c.
  O primeiro homem descobriu que na época o que ele enxergava era a luz que refletia sobre os objetos e não o próprio objeto, por isso os humanos não enxergam no escuro. O esperto filósofo chinês MO TI percebeu que as sombras nunca se moviam sozinhas na verdade o que se move é o próprio objeto ou a luz que refletia sobre o objeto. No século VI a.c. outro filósofo, bem famoso, observou algo importante.
  Aristóteles estava sentado na sombra de uma árvore para assistir um eclipse lunar quando descobriu que entre as folhas da árvore, em uma fresta, formou um orifício e a imagem do sol, ao decorrer do eclipse era formada no chão, sendo assim foi o primeiro relato de formação de imagens. 
  Hoje às leis da física explica que a imagem refletida em qualquer coisa, quando passa por um orifício, mostra uma imagem invertida, mas para o passado isso foi uma enorme descoberta.
As primeiras câmeras  
  Meado de 1544 não sabe se quem, mas um homem projetou e construiu uma caixa toda fechada, impedindo qualquer luz de entrar na caixa, em um lado da caixa foi feito um pequeno furo para que a luz entrasse e do outro lado da caixa e a cena externa se formava invertida. Essa caixa ganhou o nome de câmera escura e foi bastante utilizada para o estudo de Astronomia e dos Fenômenos óticos.
  Foi colocada uma lente em frente o furo para melhorar a imagem, essa lente deixava a imagem mais nítida. Passando um tempo o homem notou que essa câmera escura poderia ser bastante útil para as artes plásticas, era possível refazere-las, sendo assim ajudava no trabalho do pintor de copiar a natureza, a câmera foi adotada com um espelho em diagonal, colocando no fundo da caixa e a parte superior foi aberta uma janela com um vidro, onde a imagem era criada. Leonardo da Vinci utilizava muito essa criação. 
  Querendo aprimorar mais ainda essa câmera  magnífica, o homem começou estudar novas técnicas para guardar aquelas imagens por muito tempo, então desenvolveram pesquisas de químicos que fossem sensíveis a luz , que pudessem fixar a imagem. 
  O estudo da física e da química sempre esteve no processo de desenvolvimento da fotografia e de outras áreas. Uma descoberta da época A.c. contribuiu no desenvolvimento de uma máquina criada milhões de anos depois.
A descoberta da Fotografia 
  Muitas conquistas foram realizadas no mundo.  Era um desejo real de o homem fixar e desenvolver diversas imagens do mundo real, desenhando com a luz (foto-luz, grafia-desenho). 
  O francês Joseph Niépce desenvolveu diversas pesquisas sobre o assunto, ele já havia feito progresso na pesquisa quando conheceu Louis Daguerre , durante anos eles trocaram correspondências sobre seus progressos, mais somente um ano após de Niépce que Daguerre conseguiu sensibilizar uma superfície de vidro, interrompendo o processo e fixar a imagem obtida.
   No ano de 1839 Daguerre anuncia a sua descoberta ao mundo e nomeia de Daguerreotipia  e logo depois a vende para a Academia Francesa de Ciências. Os estudos sobre fixação de imagens crescia por todo o mundo e foi no Brasil que a palavra fotografia foi usada pela primeira vez. O francês Hércules Florence, que morava no Brasil fez parte de uma expedição de Barão Von Langsdorff, de 1825 a 1829, viajando por rios de São Paulo ao Amazonas. Era uma expedição de reconhecimento das terras brasileiras e Florence foi o desenhista e também narrador da historia.
   Após o seu retorno ele procurou inventar aparelhos de duplicação ou reprodução de registros e deu inicio a sua fase de invenções. Desenvolveu varias técnicas e em 1832, afirmou em correspondência que havia descoberto uma forma de fixas as imagens pela câmara escura e nomeou de “photographie”. Cinco anos antes de John Herschel, a quem a historia atribuiu o mérito de ter criado o termo fotografia. 
  Em 1840, um ano após a descoberta de Daguerre, Fox Talbot conseguiu através de um processo conhecido como “positivo e o negativo” a reprodução da fotografia  pela primeira vez, Talbot nomeou esse processo de calotipia. 
  Nessa mesma época outros processos fotográficos foram desenvolvidos na busca de se ter imagens mais nítidas, maior facilidade de gravação, tempos menores de exposição a luz e nesta pesquisa surgiu a chapa úmida de colódio, o ambrótipo e o ferrótipo. 
A popularização da fotografia 
  No começo o tempo para gravação de imagens era muito longo, e ao esperar todo esse tempo o homem  investigava uma forma que pudesse diminuir toda essa espera para se ter apenas uma fotografia.
  E modernizar a todas as câmeras lentes e materiais para que se tornassem mais leves pequenos e baratos e mais fáceis de manusear. Pois naquela época para que um fotógrafo conseguisse se deslocar para tirar fotos ele precisava levar uma carroça com muitas coisas e dentro dela tendo uma câmera e filmes para que se fosse possível se obter uma fotografia. Para que toda essa situação mudar se não precisasse em andar mais com tantas coisas dentro de uma carroça a modernização Seria uma ótima saída para todos os fotógrafos. Com a evolução a fotografia se aproximou do homem de um modo como e o mesmo acabou se tornando o responsável pela fotografia se tornar tão popular E ele se chama George Eastman. Que sempre acreditou que as formas das fotografias foram tiradas era muito complicado e deveriam ser modernizadas para o fácil  alcance de qualquer fotógrafo, e assim ele pensou em um meio de desenvolver as câmeras fotográficas para que se tornassem mais fácil de manusear e fosse capaz de tirar várias fotografias sem esperar tanto. 
   Eastman foi capaz de fazer com que qualquer homem fosse capaz de tirar uma foto e manusear esta tal Chapa pronta. O homem continua criando e inventando e inovando isto no ano de 1892, utilizando muitos estudos e experimentações e neste mesmo ano mesma época foi inventada uma câmera para tirar fotos coloridas, nos Estados Unidos.
   Os irmãos olores desenvolveram um processo Industrial a partir do ano 1907 para possibilitar a popularização da fotografia colorida. Foram mais de 100 chapas foram expostas as que foram revelados pela empresa de Eastman, e esta empresa se chamava Kodak. E o homem continuou inventando e assim lavando vários resultados foram desenvolvidos muitos tipos de câmeras de várias resoluções em 1998 Até que enfim nasceu à fotografia digital, as imagens eram formadas por códigos numéricos códigos de computadores decodificados  e transformados em cores e formas na fotografia digital já não se usa mais filmes, pois as fotos ficam gravadas na memória da própria câmera. 
  Com o tempo essas máquina continuará sendo revolucionárias, até chegar aos dias atuais estilizar musas das máquinas que utilizamos nos dias de hoje, com imagens resoluções sonhos gravações cada vez melhores e a tendência é sempre melhorar cada vez mais e mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DAS PILHAS CASEIRAS

Resenha crítica- Filme "O núcleo, missão ao centro da Terra"